Terapia Fonoaudiológica: como funciona?
Você pode procurar um Fonoaudiólogo com ou sem encaminhamento médico.
O fonoaudiólogo atua sobre situações patológicas e também de prevenção. Por isso, diante de qualquer suspeita, queixa, ou necessidade de esclarecimento ou orientação você pode procurar um Fonoaudiólogo.
Anamnese
Tudo começa com o primeiro contato entre terapeuta, paciente e seus familiares. Na primeira consulta é realizada uma investigação clínica da queixa inicial (anamnese).
Pacientes crianças: A primeira consulta é dividida em dois encontros: o primeiro com os pais ou responsáveis pela criança e o segundo com a criança.
Pacientes adultos: na maioria dos casos, uma única consulta sem necessidade de retorno.
Neste primeiro contato as informações nortearão a compreensão do caso e com isso permitirão abordagem específica e direcionada para a próxima etapa que é de avaliação da criança.
Pautamo-nos no modelo relacional de investigação clínica. Este modelo, sugerido por Spinelli (1994), articula os dados médicos com os sócio-interacionias do paciente.

Avaliação Inicial
Na avaliação são colhidos dados, por meio de testes linguísticos padronizados, análise de amostra espontânea e dirigida, escalas de desenvolvimento e observação comportamental.
O número de sessões de avaliação depende de vários fatores como, por exemplo: gravidade da patologia, idade da criança, se possui ou não linguagem oral.
A interpretação dos dados coletados depende de visão crítica e científica do terapeuta, por isso é importante profissional especializado na área de atuação.
A avaliação é dos momentos mais importantes do processo terapêutico, pois norteará o diagnóstico e os objetivos da terapia.

“A fonoaudiologia, como ciência constítuida, deve estar baseada nos princípios da prática baseada em evidências. As decisões clínicas devem ter como base: as evidência científicas, a experiência clínica e a perspectiva sócio-cultural do paciente.” FURQUIM-ANDRADE, 2003
Terapia
A freqüência dos atendimentos e o tempo de terapia variam de acordo com cada diagnóstico e prognóstico.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia, estipula para terapia fonoaudiológica na área de linguagem períodos de médio (7 a 23 meses) a longo prazo (acima de 23 meses).
A partir dos dados da anamnese e da avaliação inicial será elaborado um Plano Terapêutico específico para cada paciente que permitirá:
-
Prática clínica eficiente e segura;
-
Estruturação das terapias com base diagnóstica baseada em evidências científicas;
